sábado, 28 de abril de 2012

SEMINÁRIO DE PESQUISADORES NEGROS DO NORDESTE – SEPENNOR

24, 25 e 26 de maio de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA


TEMA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO NORDESTE: A SAÍDA DA CRISE


REALIZAÇÃO
COORDENAÇAO DO NORDESTE DA ASSOCIACAO BRASILEIRA DE PESQUISADORES NEGROS.
                                 

APOIOS
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB
                                Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Associação de Pesquisadores Negros da Bahia – APNB
Centro de Estudos e Desenvolvimento Interdisciplinar – CEDIC



Apresentação

A inovação tecnológica é a principal possibilidade de saída da crise que se encontra a sociedade brasileira. Poderíamos tomar de empréstimo as palavras da Presidenta Dilma Roussef, proferida por ocasião da entrega do “Premio Jovem Cientista”: “Sem investimento em ciência e tecnologia não há solução”.
O Brasil ocupa uma posição atrasada quer seja em ciência quer seja em tecnologia. Isto pode ser verificado não só pela posição que nossas principais academias ocupam nos diversos “ranking” mundiais, mas acima de tudo na composição de nossa pauta de importação. Somos campeões na exportação de produtos primários ou semi-industrializado. A posição do país revela uma profunda disfunção de nosso sistema de ciência e tecnologia.
A distribuição desigual dos recursos aplicados em ciência e tecnologia entre as regiões brasileira deixa o Nordeste na condição de primo pobre. Esta pode estar na base daquela disfunção. Esta desigualdade desafia, manifesta vontade política de modificá-lo[1]. Esta discriminação prejudica todas as demais regiões. E não facilita o avanço dos centros acadêmicos que são privilegiados, ditos de “excelência”.
A excelência deve ser obtida por uma produção de qualidade e não pela proteção das instituições públicas. Esta proteção cria espaços internos de “excelência” incapazes de atuar de forma eficiente num mercado competitivo, como na esfera de produção de ciência e tecnologia em nível internacional. Portanto, é a competição entre os agentes que as instituições públicas devem estimular.
A Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (APNB), dentro do que estabelece seus documentos básicos, tem o dever de defender e zelar pela manutenção da Pesquisa com financiamento Público e dos Institutos de Pesquisa em Geral, propondo medidas para seu aprimoramento, fortalecimento e consolidação e propor medidas para a política de ciência e tecnologia do País.
É com espirito de contribuição com estes preceitos básicos que a Coordenação Nordeste da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, propôs a realização do “Seminário de Pesquisadores Negros do Nordeste”.



Comitê Cientifico

Dra. Florentina da Silva Souza
Dra. Maria de Lourdes Siqueira
Dr. Nilo Rosa dos Santos
Dra. Rosemere Ferreira da Silva
Ms. Romilson Silva Sousa



Comissão Organizadora

Nilo Rosa dos Santos
Rosemere Ferreira da Silva
Guacira Cavalcante Oliveira
Romilson Silva Sousa
Lilian Almeida dos Santos


Objetivos

Reunir pesquisadores negros do Nordeste com objetivo de discutir as condições atuais das pesquisas no Brasil de forma geral e no Nordeste de forma particular, tendo em vista apresentar propostas que possam contribuir para a reversão do quadro de desigualdade regional de produção de ciência e tecnologia; bem como tirar o país do atraso tecnológico em que se encontra.

Incentivar a formação de outras associações de pesquisadores negros nos demais estado do Nordeste da federação;

Tendo em vistas estes objetivos, o SEPENN procura reunir professores, pesquisadores e estudantes de graduação.


Formas de Participação

O seminário será aberto å participação de todos os interessados no desenvolvimento da ciência e pesquisa no Brasil e no Nordeste. Não haverá cobrança de inscrição para os trabalhos apresentados.

Os participantes enviarão trabalhos escritos abordando a temática do seminário, qual seja: “O estado da pesquisa no Nordeste: pesquisa e recursos”. Os trabalhos nao serão apresentados durante o Seminário. Constituirão os produtos finais do Seminário.


Produtos

Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais. Os textos, após analise do Comitê Cientifico, poderão ser incluídos no livro a ser publicado pelos organizadores do seminário. Este livro será lançado no IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, que será realizado em 2013.

Os textos selecionados pelo Comitê Científico serão publicados em livro publicado com textos exclusivo dos textos do seminário.


Envio dos trabalhos

Os trabalhos serão aceitos a partir do dia 01 de abril até 30 do mesmo mês. Serão enviados pelo e-mail: sepennor@gmail.com


Normas para aceitação de trabalhos para publicação

Tipo de fonte: Times New Roman.
Margens:
Superior: 2,5cm; Inferior: 2cm; Esquerda: 2,5cm; Direita: 2cm
Espaçamento: Entrelinhas e entre parágrafos :1,5
Parágrafos: Justificados, com recuo de 1,25 cm e sem espaços entre os parágrafos. Iniciar sempre o parágrafo com uma tabulação para indicar o início (apor um recuo no começo do parágrafo).
Numeração de páginas: No canto superior direito iniciando na introdução do trabalho.
Tamanho da fonte:
                                                        No título do artigo (em letras maiúsculas) = 12.
                                                        No nome do autor = 10, com espaçamento simples.
                                                        Na titulação (nota de rodapé) = 10, com espaçamento simples.
Resumo

Deve ser apresentado na primeira pagina em somente em português e digitado em espaço simples, com até 250 palavras, com informações capazes de permitir uma adequada caracterização do artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário