Livros

Lista 01

AGOSTINHO, Cristina; ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Alfabeto negro. Belo Horizonte: Mazza, 2000.
BARBOSA, Lucia Maria de Assuno; GONALVES E SILVA, Petronilha Beatriz; SILVRIO, Valter (orgs.). De preto a afro-descendente: trajetos de pesquisa sobre relaes étnico-raciais no Brasil. São Carlos: Edufscar, 2003.
BENTO, Maria Aparecida Silva. Cidadania em preto e branco: discutindo as relaes raciais. São Paulo: tica, 1998.
BENTO, Maria Aparecida Silva; CARONE, Iray (orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrpolis: Vozes, 2003.
BENTO, Maria Aparecida Silva; SILVEIRA, Marly; CHINALLI, Myriam. Polticas de promoo da igualdade racial na educao: executando a definio de contedos e metodologias. São Paulo: Ceert, s.d.
CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. 3a ed. São Paulo: Selo Negro, 2001.
______. Do silêncio do lar ao silncio escolar: racismo, preconceito e discriminao na educao infantil. 2a ed. São Paulo: Contexto, 2003.
DINIZ, Margareth; VASCONCELOS, Renata Nunes (orgs.). Pluralidade cultural e incluso na formação de professoras e professores: gênero, sexualidade, raça, educação especial, educação indígena, educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Formato, 2004, p. 187. (Srie Educador em Formação)
GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Mazza, 1995.
______. Experincias étnico-culturais para a formação de professores. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
GOMES, Nilma Lino; MUNANGA, Kabengele. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. So Paulo: Global, 2004.
GONALVES, Luis Alberto Oliveira; GONALVES E SILVA, Petronilha Beatriz. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

KABENGELE, Munanga. Superando o racismo na escola. Braslia: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 2001.
LIMA, Maria NazarMota de. Escola plural: a diversidade está na sala Formação de professoras em história e cultura afro-brasileira e africana.São Paulo, Salvador: Cortez, Ceafro, Unicef, 2005.
PRMIO Educar para Igualdade Racial Trs edies. São Paulo: Ceert, s.d.

ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Almanaque pedagógico afrobrasileiro. 2a ed. Belo Horizonte: Nzinga, Mazza, 2005.

SILVA JUNIOR, Hedio. Discriminação racial nas escolas: entre a lei e as práticas sociais. Unesco, PNUD, 2002.

TRINDADE, Azoilda; SANTOS, Rafael. Multiculturalismo: as mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.


Lista 02
Barcellos, Daisy M. Etnografia, Educação e relações raciais. Porto Alegre/ UFRS Mimeo 8 Brasil.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução no 1. 2004.
Bento, Maria Aparecida S. Cidadania em Preto e Branco: Discutindo as relações raciais.São Paulo: Editora Atica, 1998.
Edgar, Andrew & Sedgwick, Peter. Teoria Cultural de A a Z. Conceitos – Chave para entender o mundo contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2003.
 Gomes, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In, Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei 10.639/03. Brasília. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. MEC, 2005. Pinski, Jaime (org) . 12 faces do preconceito. São Paulo:Editora Contexto. 1999.
Silvério, Valter. Ação Afirmativa e combate do Racismo Institucional. Palestra proferida no lançamento do III Concurso Raça Negra e Educação. São Paulo, 2003. (acessar www. acaoeducativa.org.br) Rocha,
Everardo P;G. O que é Etnocentrismo. São Paulo, 1999. Coleção Primeiros Passos