quinta-feira, 26 de abril de 2012

ONZE NEGRAS: Comunidade Quilombola de Pernambuco

Quilombo das Onze Negras

O Quilombo Onze Negras encontra-se situado no município de Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana de Recife, a capital do estado de Pernambuco. Aproximadamente 486 famílias vivem nessa comunidade.
Desde 1968, quando se mudaram para o local onde hoje se encontram, a comunidade possui o título de suas terras, adquirido da Companhia de Revenda e Colonização, antiga proprietária da área.
Nem sempre a comunidade foi conhecida pelo nome que tem agora, “Onze Negras”. Sua nomenclatura variou, acompanhando o percurso histórico que a própria comunidade viveu. Seu primeiro nome foi “Burrama”, em alusão ao trabalho de carga realizado pelos burros. Os comunitários contam uma história que teria se passado na época em que trabalhavam no engenho de açúcar, quando um garoto viu uma burra tombando no chão por não resistir ao peso da cana-de-açúcar que carregava. Como não conseguia pronunciar corretamente a palavra “burra”, o garoto gritava “a burrama morreu”, dando assim origem ao nome da comunidade
Depois disso, a comunidade passou então a ser conhecida como “Pista Preta”, em ração do piche utilizado nas estradas e rodagens da região. Em 1999, ano de fundação da associação comunitária, o nome da comunidade foi então mudado para “Onze Negras”. Com esse nome, os comunitários prestaram uma homenagem ao time de futebol “Onze Negros”, constituído predominantemente por jogadores negros, e também às mulheres da comunidade.
A história da comunidade traz recordações de momentos de grandes dificuldades e muitas lutas. Neles, as mulheres sempre desempenharam papéis importantes como líderes. Foram elas que fundaram a associação comunitária e que garantiram conquistas em educação, saúde e assistência para a comunidade.

Fonte:http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/brasil/pe/pe_onze.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário