sábado, 21 de maio de 2011

ESPECIAL: Personalidades Negras

Inaldete Pinheiro
Ativista das lutas contra o racismo e preconceito em Pernambuco


Nasceu na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, mas há muito tempo reside no Recife.  Ela é especialista na área de saúde, quando cursou Enfermagem pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), e posteriormente ingressando e concluindo Mestrado em Serviço Social e Administração Hospitalar. Também atua no campo da Literatura Infanto-Juvenil com a temática Afro-brasileira.
 Profissional da área de saúde, Inaldete destaca-se pelo seu histórico na militância por uma sociedade mais justa e igualitária atuando no Movimento Negro Unificado e no Movimento Feminista desde 1979, tendo sido fundadora da Entidade Cultural Centro Solano trindade.
Inaldete também é responsável pela articulação de ações entre mulheres de seis comunidades negras do interior de Pernambuco, remanescentes de antigos quilombos.
Em 2011 recebeu a  medalha Leão do Norte, Classe Ouro, Mérito Zumbi dos Palmares, concedida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, que foi destinada este ano a Inaldete Pinheiro de Andrade pelo luta aos direitos afrodescendentes de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário