quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Secretaria da Mulher lança livro sobre mulheres e igualdade etnicorracial na França

A Secretaria Estadual da Mulher representará Pernambuco durante a Quarta Semana da Consciência Negra Brasil, entre os dias 19 e 23, em Paris (França). Como parte das ações da programação, a Secretária da Mulher, Cristina Buarque, acompanhada do Secretário Executivo de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, Jorge Arruda, lançam o “Caderno Etnicorracial: Mulheres Construindo a Igualdade” na Assembleia Nacional de Paris, na próxima sexta, 21.

A Semana da Consciência Negra Brasil na França terá como tema principal “O Ano de Ascendência Africana no Mundo: ser negro e brasileiro”. A programação contará com debates sobre questões, como por exemplo, a invisibilidade da cor e a democracia racial no Brasil, o movimento negro, o despertar político dos afro-brasileiros e o poder transformador da juventude negra. O Secretário Jorge Arruda também fará palestra sobre a “Ação afirmativa no campo da educação, comunidades tradicionais e terreiros quilombolas no estado de Pernambuco”.

A iniciativa da Semana Afrobrasileira é da Associação Afros Mundos, que tem como objetivo a promoção da cultura afro-brasileira através de intercâmbios socioculturais, políticos e acadêmicos entre artistas, pesquisadores, intelectuais, estudantes, associações, estabelecimentos públicos e privados.

 Caderno Etnicorracial - “Mulheres Construindo a Igualdade é o título do livro de iniciativa da Secretaria da Mulher de Pernambuco, apoiado pela ONU Mulheres – entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. O caderno etnicorracial é uma obra coletiva, com a participação da doutora Lady Selma Albernaz, antropóloga, professora da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora do Núcleo de Família, Gênero, e Sexualidade, da doutora e jornalista, Celma Tavares, da doutoranda e historiadora Rosário Silva, da Mestra Cristina Buarque, economista e cientista política, da cientista social Fernanda Meira, da mestra em sociologia Raíza Cavalcanti e da estatística Rosângela Souza.

Essa nova publicação da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco aborda elementos da história da humanidade, lança um olhar irmão aos povos do Continente Africano, levanta os sofrimentos da escravidão, valoriza as lutas e conquistas das populações negras e indígenas, chama a atenção para as desigualdades entre homens e mulheres, e traz um olhar crítico sobre os portugueses. Por outro lado, apresenta conceitos e comentários importantes sobre gênero, raça, etnia e classe social. 

Segundo a Secretária Cristina Buarque, uma das autoras, o livro estimula a consciência sobre a verdadeira formação brasileira, oferecendo uma visão dos movimentos sociais e das políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade etnicorracial. O Promotor de Justiça Westei Conde, colaborador, destaca na obra a estrutura da sociedade brasileira edificada historicamente sobre uma base de desigualdades raciais, étnicas e de gênero. Para Westei, o livro mostra o quanto as desigualdades ainda persistem na sociedade brasileira, e de forma mais perversa sobre as mulheres.

Contendo 216 páginas, o livro está dividido em três partes: Introdução à História e aos Conceitos das Desigualdades; As Contribuições dos Povos Indígenas, Portugueses e Africanos na Formação da Sociedade Brasileira; e Entender o Contexto Atual das Desigualdades é Ter Poder para Modificá-las. A obra é uma contribuição à aplicação das leis Nº 10.639 de 2003 e Nº 11.645 de 2008, que tornaram obrigatórios os ensinos da História, Cultura afrobrasileira, indígena e africana.

Com uma tiragem de 20 mil exemplares, o livro será utilizado como material paradidático nos diferentes cursos realizados pela Secretaria da Mulher no âmbito da formação cidadã para mulheres urbanas e rurais. Considerando, contudo, que seu conteúdo é de interesse, não só das mulheres, como da população em geral, poderá ser adotado por escolas e cursos de outras instituições.

Fonte: Secretaria da Mulher de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário