sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra é uma data para se lembrar


E foi neste contexto que a Convite do Movimento Negro Unificado (MNU) de Pernambuco, através de Arnaldo Filho e Marta Almeida, o secretário executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR-PE), Jorge Arruda, esteve presente nesta ultima terça-feira (20), data que celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, na Terça Negra, no Pátio de São Pedro, centro da cidade do Recife para fortalecer a noite, dedicada à Zumbi dos Palmares e também à todos que fizeram parte nacionalmente e regionalmente da luta para a igualdade racial.

Na ocasião, Jorge Arruda esteve representando o Gabinete do Governador Eduardo Campos junto as atividades do Movimento Negro Unificado, em que participaram ativamente das celeridades de fortalecimento da política de PIR em Pernambuco, como vem fazendo desde a iniciativa do MNU de Pernambuco.

.
Além de estar fechando agendas com os movimentos sociais presentes, o Secretário Executivo do CEPIR aproveito para participar da divulgação da última obra de Lucia dos Prazeres, autora e educadora pernambucana resistente do Morro da Conceição, bairro do Recife conhecido como celeiro de talentos culturais e ancestrais, através das matrizes religiosas africanas.

Segundo Jorge Arruda, “estar presente pelo sétimo ano, representando o Governador Eduardo Campos, sinaliza na perspectiva do compromisso do Governo do Estado em resgatar, valorizar e respeitar as culturais ancestrais de matrizes religiosas africanas e afrobrasileiras, resistindo desde os Quilombos dos Palmares”.

Arruda fechou acordo com Marta Almeida e Arnaldo Filho para que as atividades do dia 28 de novembro sejam coordenada pelo MNU em parceria com o gabinete do Governador, através do CEPIR.

O Governo de Pernambuco, através do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Etnicorracial (CEPIR – Gabinete do Governador), vem realizando ações e prevenções às violências simbólicas, enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa em todo o Estado.

A programação do Mês da Consciência Negra em Pernambuco foi apresentada no dia 08 de novembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (Cepir). 
Imagem inline 9
Os eventos em celebração ao Mês da Consciência Negra estão espalhados pelo Recife, Paulista e chega até Petrolinda, no Sertão de Pernambuco.
Petrolina (interior de Pernambuco) receberá o seminário "Igualdade Racial é Pra Valer", com discussão sobre enfrentamento ao racismo institucional, no dia 29 de novembro.

A Abertura da Terça Negra, em especial ao Dia da Consciência Negra, foi com os batuques do Maracatu Nação Leão da Campina. Na foto a Rainha do maracatu, Mãe Nadja de Angola afirma que "devemos continuar com a resistência ao preconceito com a religião e o maracatu o ano inteiro". 






Nenhum comentário:

Postar um comentário