sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Estudantes vivenciam Dia da Consciência Negra com estreia de documentário


Cerca de 200 jovens assistiram a "Malunguinho", que trata sobre o líder negro pernambucano

Assessoria de Comunicação - 21/11/2012 17:00h

No Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi (20), cerca de 200 alunos de três escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco se reuniram, na última terça-feira, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) para vivenciar a data e assistir a estreia do documentário “Malunguinho”. A ação foi uma parceria entre o Quilombo Cultural Malunguinho (QCM), a Rede Afro LGBT, a Fundaj e a Secretaria de Educação.

A ação educativa faz parte do projeto pedagógico da Escola Estadual Mariano Teixeira e Escola de Referência em Ensino Médio Dom Sebastião Leme, no Recife, e Aderbal Jurema, de Jaboatão dos Guararapes. O objetivo da atividade foi ajudar os alunos da rede estadual a compreender melhor a história do grande líder negro pernambucano, Malunginho; além de conhecer a razão de sua divinização e a importância do povo negro como protagonista de sua própria história.

Os professores que acompanharam a atividade ressaltaram a importância de memorar o Dia da Consciência Negra, lembrando um líder negro pernambucano. “Malunguinho foi um grande líder quilombola e tem uma importância histórica na luta do povo negro pernambucano, por isso merece o mesmo respeito que Zumbi dos Palmares. Infelizmente ele ainda não chegou aos livros didáticos da educação formal”, disse o professor Carlos Tomaz, membro da Rede Afro LGBT e do Fórum Estadual de Educação Etnicorracial de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário