25.04.2011
|
Assessoria de Comunicação
A Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos , Diversidade e Cidadania (GEDH), da Secretaria de Educação de Pernambuco (SE/PE), recebeu na última terça-feira (19), a equipe da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (MEC) e representantes da Unesco. A visita aconteceu para apresentação, acompanhamento e monitoramento das ações de alfabetização em terreiros, desenvolvidas pela SE.
A comitiva foi recebida pela gerente de Políticas Educacionaisem Direitos Humanos , Diversidade e Cidadania, Marta Lima, pela coordenadora do Programa Paulo Freire (PPF), Vera Capucho e pelo coordenador do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (Cepir), Jorge Arruda. No primeiro momento foi apresentado à comissão a proposta desenvolvida pelo Programa Paulo Freire para a alfabetização em terreiros, intitulada de Plano Estadual de Alfabetização nos Terreiros de Pernambuco (Peat). A ação será realizada numa parceria entre a SE e o Cepir, com o objetivo de formar mil pessoas de agosto a dezembro de 2011.
Num segundo momento foram discutidas as ações realizadas pelo Fórum Permanente de Relações Étnicorraciais de Pernambuco (coordenação SE) e pelos fóruns municipais formados pela sociedade civil e poder público para acompanhamento e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação das Relações Etnicorraciais. O coordenador geral dos fóruns, pertencente à Coordenação Geral de Diversidade da Secad, John Cart, esteve presente e falou da importância da reunião. “Tanto o Programa Paulo Freire, como os fóruns tem uma importância fundamental para garantir, em grande escala, a alfabetização e inclusão dos pertencentes aos terreiros pernambucanos, na sociedade.”, explica.
PEAT – O Plano Estadual de Alfabetização nos Terreiros de Pernambuco é uma proposta pioneira e inovadora que pretende alfabetizar, através do Programa Paulo Freire, em terreiros, centros espíritas, roças, tendas e ylês. O projeto visa formar os cidadãos desses locais respeitando as peculiaridades culturais. A meta é alfabetizar mil pessoas de agosto até dezembro, além de capacitar educadores da própria comunidade para ministrar as aulas. O Pacto pela Vida é um dos facilitadores da execução dessa idéia, uma vez que embasa a política de alfabetização e ações afirmativas realizadas pelo Cepir. É possível fazer a inscrição no próprio Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial, através do telefone 3423-2735 até 30 de junho.
A comitiva foi recebida pela gerente de Políticas Educacionais
Num segundo momento foram discutidas as ações realizadas pelo Fórum Permanente de Relações Étnicorraciais de Pernambuco (coordenação SE) e pelos fóruns municipais formados pela sociedade civil e poder público para acompanhamento e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação das Relações Etnicorraciais. O coordenador geral dos fóruns, pertencente à Coordenação Geral de Diversidade da Secad, John Cart, esteve presente e falou da importância da reunião. “Tanto o Programa Paulo Freire, como os fóruns tem uma importância fundamental para garantir, em grande escala, a alfabetização e inclusão dos pertencentes aos terreiros pernambucanos, na sociedade.”, explica.
PEAT – O Plano Estadual de Alfabetização nos Terreiros de Pernambuco é uma proposta pioneira e inovadora que pretende alfabetizar, através do Programa Paulo Freire, em terreiros, centros espíritas, roças, tendas e ylês. O projeto visa formar os cidadãos desses locais respeitando as peculiaridades culturais. A meta é alfabetizar mil pessoas de agosto até dezembro, além de capacitar educadores da própria comunidade para ministrar as aulas. O Pacto pela Vida é um dos facilitadores da execução dessa idéia, uma vez que embasa a política de alfabetização e ações afirmativas realizadas pelo Cepir. É possível fazer a inscrição no próprio Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial, através do telefone 3423-2735 até 30 de junho.
Fonte: Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário