segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Velhas Histórias, Novas Leituras na IV edição do FLEREM da Escola Estadual Dom Sebastião Leme




Roda de diálogo com a escritora Inaldete Pinheiro

Alunos do EREM Dom Sebastião Leme

A Escola de Referência em Ensino Médio Dom Sebastião Leme, situada na UR-03 Ibura, na sua IV edição do FLEREM, não deixou passar em branco a Literatura Afro Brasileira, pois em meio às apresentações dos diversos trabalhos de literatura organizados pelos professores Carlos Tomaz, Jonatan e Raquel, fez-se presente a escritora Inaldete Pinheiro de Andrade, levando àquela escola a importância da inclusão do estudo das literaturas africanas e afro-brasileiras. 
A presença da escritora deu-se a partir do convite do Prof. Carlos Tomaz, que no trabalho realizado com seus alunos e alunas do 1º ano do ensino médio, decidiu trabalhar a coleção Velhas Histórias, Novas Leituras, da referida escritora – uma coleção de livros que trata da importância das culturas negras na construção da identidade brasileira .
 No trabalho também os alunos leram o poeta Solando Trindade, recitaram seus poemas, conheceram sua história e a importância desse poeta negro pernambucano . Ao final os alunos Jorshua e Abias do 1º ano G cantaram em homenagem a Solando Trindade
O trabalho do ensino de Literatura Afro- brasileira e Africana está ancorado na Lei 10.639/2003 e nas Diretrizes Curriculares para o Ensino da história e Cultura dos povos africanos e afrodescentendes. A EREM Dom Sebastião Leme cumpre dessa maneira a exigência do MEC e entende que o trabalho com a Lei 10.639/2003 não deve se resumir ao mês da Consciência Negra, mas ao longo de todo o ano letivo. De parabéns a Escola D. Sebastião Leme.



Prof. Carlos Tomaz
Membro do Fórum de Educação Étnicorracial de PE
Membro do MNU-PE
Coordenador formação da REDE AFRO LGBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário